
Revista BIZZ 178, maio de 2000, matéria "Que disco mudou a sua vida?" Lenine - Músico
Imyra Tayra Ipy,
"É muito difícil indicar um disco. Escolho um que mudou não apenas o meu conceito de como fazer música, mas também o do próprio artista que o fez. Foi um divisor de água para ele. Chama-se Imyra, Tayra, Ipy, e é um disco de Taiguara do final dos anos 70. Ele gravou o álbum inteiro com o pai dele, que tocava bandônion, e com Hermeto Paschoal. Foi um disco fundamental na minha concepção, mudou minha vida. Até os 17 anos, quando eu trabalhava em uma loja de discos importados em Recife, eu só ouvia rock. O disco Clube da Esquina, do Milton Nascimento, já havia me aproximado um pouco mais da música brasileira. Mas quando o disco do Taiguara caiu na minha mão, isso mudou em definitivo.
O álbum reflete completamente as experiências que ele vivia e é de uma entrega tão bonita que foi um marco para mim. Esse disco está fora de catálogo, nem sei qual gravadora tem esse master. E o pior é que roubaram a minha cópia. Na verdade, minha escolha é para ver se existe a possibilidade de fazer que o mercado bote na praça esse disco e eu possa comprá-lo de novo"
Paulo José (Pejota) - Músico
Lembro me bem da primeira vez que ouvi Imyra Tayra Ipy. Foi um disco que esperei com muita ansiedade pois, marcava a volta de Taiguara ao Brasil e ao disco e, desde Fotografias, nada de novo tinha sido gravado e, sabia que ele estava gravando o novo trabalho com muitos músicos, capitaneado por ninguém menos que Hermeto Pascoal que sempre esteve à frente do seu tempo, pura vanguarda . Enquanto ia da loja de discos pra casa, ia imaginando o que poderia surgir de parceria tão inusitada.
Foi um tapa na orelha ; eu que já era fã de Taiguara, conhecia toda sua obra, ia a shows e acompanhava sua carreira, chorei, chorei copiosamente ao ouvi-lo pela primeira vez. Os arranjos, os solos, a modernidade do som que emanava daquele vinil me deixou louco e, eu não era um simples ouvinte, como músico aquele som soava como uma sinfonia, tudo era perfeito, um disco que ouço hoje e ainda é moderno, soa como se tivesse sido lançado ontem.
Um retorno triunfal, Taiguara quebrou tudo, como diz o Hermeto. Nunca na musica popular brasileira, um artista ousou tanto como Taiguara em Imyra Tayra Ipy. Reunir um time de músicos, alguns em início de carreira, hoje já consagrados, foi um marco. Os arranjos de orquestra, complicadíssimos só quem fosse muito competente poderia executar. O perfeccionismo de Taiguara e Hermeto levou também ao estresse os técnicos que até então, nunca tinham trabalhado com tanto ecletismo rítmico e detalhismo nos arranjos. Conta a lenda que Nivaldo Duarte, técnico de remixagem teve que tirar férias depois do disco pronto pois, Taiguara e Hermeto queriam que a voz sobressaisse à orquetra e, àquela época, era justamente ao contrario que se mixava. Outra história que se comenta é a de que Jackes Morelembaum, à época músico de orquestra teve nesse convívio com Taiguara e Hermeto, seu grande “insite” , quando o colocaram pra solar em” A Volta do Pássaro Ameríndio”, com recomendação pra que se soltasse e fizesse o que lhe viesse à cabeça, resultando em bela e arrojada participação na referida faixa e em outras do disco. Também houve uma greve de músicos, com reivindicação por melhores salários, não contra a produção mas, contra a gravadora multinacional que até hoje insiste em práticas não muito honestas em relação ao mercado e aos músicos de estúdio.
Taiguara foi solidário e conseguiu com que tudo se normalizasse ; enfim, é o folclóre de um trabalho que é inesquecível, que é atual quase trinta anos depois e fico aqui a imaginar como seria muito mais fácil, grava-lo hoje com todo o aparato tecnológico disponível, com toda a facilidade que se tem hoje em dia para se gravar uma música e aqui, afirmo com toda convicção : Não seria a mesma coisa mas, o mais incrível disso tudo é hoje colocar o Cd, o japonês, é claro, pra tocar e sentir a mesma sensação que tive há trinta anos atrás, não o mesmo espanto pois já conheço essas belas harmonas e melodias de cor e salteado, cada frase, cada intervenção, de trás pra frente e vice versa mas, o que me encanta mais é, ver como isso ainda hoje é pura vanguarda, é muito atual e espero ouvi-lo daqui há muitos anos e sentir justamente a mesma coisa e me emocionar da mesma forma como me emociono a cada vez que o ouço. Salve Taiguara, Salve Hermeto, Wagner, Nivaldo, Toninho, Paulo Braga, Zé Eduardo, Jackinho e Lúcia Morelembaum, Ubirajara, Novelli, Senize, Mascarenhas, Maciel, Macacheira, enfim todos os quase cem, envolvidos nessa grande produção e, que a Odeon tenha a sensibilidade de tornar possível às novas gerações de músicos e não músicos, o prazer de conhecer, ouvir e gostar dessa grande obra que é Imyra Tayra Ipy.